Ngoma Capoeira Angola Paris

Ngoma Capoeira Angola Paris Ngoma Capoeira Angola est située à Rio de Janeiro dans le quartier de Leme. Elle a pour objectif d'enseigner et préserver les traditions de la Capoeira Angola.
(1)

Depuis octobre 2017, Ngoma est représenté à Paris par Contra-Mestre Stéph, élève de Mestre Anastacio Marrrom. Stéph a vécu 14 ans à Rio de Janeiro et fait partie de l'école depuis 2001.

Depuis octobre 2017, Ngoma est représenté à Paris par Contra-Mestre Stéph, élève de Mestre Anastacio Marrrom. Stéph a vécu 14 ans à Rio de Janeiro et fait partie de l'école depuis 2001.

Mission: Cours de Capoeira Angola sur Paris

Fonctionnement normal

Cours de Capoeira avec Association OyàPour plus d'infos : www.asso-oya.com
18/09/2020

Cours de Capoeira avec Association Oyà

Pour plus d'infos : www.asso-oya.com

Reprise de nos cours de Capoeira Angola aujourd'hui 1er septembre à L’Annexe 14 avec Contra-Mestre Steph.Tous les mardis...
01/09/2020

Reprise de nos cours de Capoeira Angola aujourd'hui 1er septembre à L’Annexe 14 avec Contra-Mestre Steph.

Tous les mardis de 19h30 à 21h30.
26 rue Mouton Duvernet.
Cours pour adultes et adolescents à partir de 11 ans.
Premier cours d’essais gratuit.
Plus d’information www.asso-oya.com

♪♫ Vamos começar a brincadeira, brincadeira de capoeira ♪♫À partir de la rentrée de septembre, l’ Association Oyà propos...
10/08/2020

♪♫ Vamos começar a brincadeira, brincadeira de capoeira ♪♫

À partir de la rentrée de septembre, l’ Association Oyà propose des cours de capoeira pour les enfants de 3 à 10 ans.

Jeux, mouvements, histoire, musique, contes, venez avec vos enfants découvrir la capoeira angola!

Quand :
Les samedis
De 11h à 12h pour les enfants de 3 à 6 ans
De 13h à 14h pour les enfants de 7 à 10 ans.

Où :
Espace Môm’Frenay
Place Henry Frenay 75012 Paris
(proche Gare de Lyon)

Responsables:
Contra-Mestre Stéph & Aline Carmo
(tous les deux animateurs BAFA)
de l’école Ngoma Capoeira Angola Paris

Plus d’informations sur notre site :
http://asso-oya.com/portfolio-items/atelier-pour-les-enfants

http://asso-oya.com/casa-ngoma/
01/08/2020
Aide au financement de la Casa Ngoma

http://asso-oya.com/casa-ngoma/

L’ASSOCIATION OYÀ SOUTIENT LE PROJET DE CONSTRUCTION DE LA « CASA NGOMA » DANS LA FAVELA DA BABILÔNIA À RIO DE JANEIRO. La communauté de Babilônia est localisée entre les quartiers de Botafogo, Urca, Leme et Copacabana à Rio de Janeiro au Brésil. Elle abrite deux favelas, Morro da Babil....

Cultivando a Raiz
30/07/2020

Cultivando a Raiz

Fundo de Auxílio à Mestras(es) e Capoeiristas de SP

Importante. Leia até o final, por favor.

Um grupo de Capoeiristas de SP, percebendo a dificuldade de Capoeiristas mais velhos e mestres (as) nesse momento, percebeu a possibilidade de um auxílio conjunto à estas pessoas.

Pensaram numa forma de obter auxílio à 20 pessoas, de uma forma coletiva, pois as vezes é difícil conseguir auxiliar todas as campanhas individuais que vão acontecendo para cada uma dessas figuras na internet. Tentamos e buscamos juntar tudo em uma plataforma só, de forma estruturada.

Obviamente, as pessoas que receberão o auxílio, sabem da ação, desde o momento que começou a ser estruturada e quando cadastrou essas e esses Capoeiristas mais velhos.

Esse momento é o momento da comunidade da Capoeira perceber uma ação que visa ajudar essas pessoas, e ajudar a fazer essa campanha ser divulgada, porque se a meta é alcançada, nós, comunidade da capoeira, poderemos dar um auxílio de 3 meses pra cada uma dessas pessoas.

Pra isso a gente precisa vencer os algoritmos das plataformas. Então, curtir, comentar, salvar a publicação e, principalmente compartilhar para suas redes, é a principal ação de ajuda nesse momento.

E colaborar doando, claro!
Ajuda, com a quantia que puder, essa meta ser alcançada. Estamos pensando nas pessoas da Capoeira que tanto falamos em ajudar (aquelas pessoas que tanto nos ajudam na nossa formação).

Muita gente quer saber quem são as pessoas que vamos auxiliar.
Resolvemos não espô-las publicamente nas redes, pois algumas não se sentem confortáveis com esse momento. Tente entender.
Mas se você tiver dúvidas, por favor, manda mensagem para a organização, que podemos tirar as dúvidas que você tenha dessa ação, diretamente contigo.
O e-mail da ação é:
[email protected]

Não tenha problemas em enviar e-mail com dúvidas.

Outra dúvida que aparece é: quem tá organizando?
Quem tá organizando são Capoeiristas da cidade de SP, de diversos grupos, coletivos… Alunas e alunos dos diversos grupos de Capoeira Angola de SP.
Escolhemos não aparecer, para não surgir aquele pensamento: Ah, tá querendo aparecer e mostrar que faz!"

É exatamente pensando somente nas pessoas que podem ser auxiliadas, que escolhemos que não precisamos e não devemos aparecer.
Quem está ajudando a campanha, vai ajudar pela possibilidade de auxílio à essas pessoas, Capoeiristas.
Não importa quem esteja no meio. O que importa agora é poder auxiliar quem está na ponta, sem poder trabalhar e tirar seu sustento, por estar isolado.
Pense nisso.

Mas se mesmo assim ainda quiser saber quem são essas pessoas, manda mensagem no:
[email protected]

A gente pode trocar idéia e tirar essa dúvida.

Enquanto isso, da essa força. Pouco custa clicar, compartilhar, curtir, abrir o site da ação e ler todas as informações:

https://benfeitoria.com/cultivando-a-raiz-hbj

E se ainda assim surgir dúvidas, não pense duas vezes antes de nos contactar. Afinal, o objetivo da ação é realmente importante e tá virando auxiliar de alguma forma, pessoas que estão sendo impedidas de poder tirar seu sustento nesse momento de Pandemia.

Muito obrigado à força e já contamos com o apoio e esforço dessa rede que sempre tentamos construir, que é a comunidade da Capoeira.

Apoie, ajude, compartilhe.

25 juillet - Journée internationale des femmes noires d'Amérique latine et des Caraïbes
29/07/2020
25 juillet - Journée internationale des femmes noires d'Amérique latine et des Caraïbes

25 juillet - Journée internationale des femmes noires d'Amérique latine et des Caraïbes

Le collectif afro-féministe Filhas de Dandara s'est réuni le 26 juillet 2020 pour célébrer sa première édition de la Journée internationale des femmes noires d'Amérique latine et des Caraïbes. Au Parc de Choisy à Paris, nous étions 12 membres en présentiel (Aline do Carmo, Denilza Lopes,...

https://www.arte.tv/fr/videos/068406-001-A/les-routes-de-l-esclavage-1-4/?fbclid=IwAR3w9635ij9yNi4978lvur8F_TEw1EkgSf4ch...
11/07/2020
Les routes de l'esclavage (1/4) - 476-1375 : au-delà du désert - Regarder le documentaire complet | ARTE

https://www.arte.tv/fr/videos/068406-001-A/les-routes-de-l-esclavage-1-4/?fbclid=IwAR3w9635ij9yNi4978lvur8F_TEw1EkgSf4chHjny7x7A36ilrh4CsPulXc

Domination, violence, profit : le système criminel de l’esclavage a marqué l’histoire du monde et de l’humanité. Au fil de ses routes, cette série documentaire retrace pour la première fois la tragédie des traites négrières. Captivant et implacable. Premier volet : de la chute de Rome ...

Racismo - um olhar negro entre Brasil e França
03/07/2020
Racismo - um olhar negro entre Brasil e França

Racismo - um olhar negro entre Brasil e França

Por Aline do Carmo / Foto : Stephane Munnier Meu nome é Aline do Carmo, sou mulher negra brasileira e nasci em Campinas, no interior de São Paulo. Cresci na zona norte do Rio de Janeiro num bairro chamado Méier. Eu não sei afirmar ao certo quando comecei

27/06/2020
TIA CIATA - Filme | Doc | 26' | 2017 | RJ - Brasil

O documentário aborda o protagonismo feminino negro sob a ótica da personagem popular Tia Ciata, uma mulher de suma importância para a história e cultura brasileira, referência na construção da identidade nacional.

https://youtu.be/2-5-_6w8EBQ

SINOPSE: O documentário aborda o protagonismo feminino negro sob a ótica da personagem popular Tia Ciata, uma mulher de suma importância para a história e cu...

CAPOEIRA É ANTIGA, BEM ANTIGA E ESTA VIVA!Cara amigo branco.Não é porque você faz capoeira há 30 anos que a capoeira te ...
04/06/2020

CAPOEIRA É ANTIGA, BEM ANTIGA E ESTA VIVA!

Cara amigo branco.

Não é porque você faz capoeira há 30 anos que a capoeira te pertence e que você faz parte. Não é por isso que nos brancos podemos nos permitir adaptar e transformar essa cultura. Ainda menos, desrespeitar essa cultura querendo julgar e dizer o que deve ser feito e o que não deve ser feito. Pensar que podemos participar da sua evolução ou não evolução.

Porque não, a gente não faz parte dela. Só estamos passando nela, nos somos convidados. E, meu camarada branco, seu titulo de Mestre é so um nome dado a você. A Capoeira é negra e tem fundamentos, ancestralidade, e seu titulo não faz de você pertencer a ancestralidade da Capoeira.

A Capoeira estava viva antes de ela nascer e você caiu ontem da rasteira que ta te dando hoje.

A capoeira esta viva dentro do corpo e da mente negra e não esperou você para se renovar.

O único jeito da gente contribuir (isso não quer dizer pertencer) a essa ancestralidade é a gente lutar para que a Capoeira não seja desapropriada. E você, esta fazendo a sua parte ?

A Capoeira é para todos, mas não é de todos.

Contra-Mestre Steph / Ngoma Paris

#Ngoma #CapoeiraAngola

03/06/2020
A Capoeira Tradicional Morreu!

A Capoeira Tradicional Morreu!

Episódio para refletir sobre falas recentes, que pontuam a necessidade da adaptação da Capoeira no período pós pandemia. Em adição aos posicionamentos de Mes...

Áfricanamente-SC Escola de Capoeira Angola
03/06/2020

Áfricanamente-SC Escola de Capoeira Angola

A roda da capoeira sempre foi um espaço do qual as mulheres tiveram que lutar duramente para fazer parte, e ainda hoje, mesmo com todo o avanço cultural, ainda existem grandes desafios, pois a conquista desses espaços vem em ascensão, com muitas dificuldades até o dia de hoje.
...
A possibilidade de muitas mulheres estarem nas rodas de capoeira hoje vem graças ao empoderamento que houve no passado de algumas mulheres, que hoje se tornaram Mestras, elas buscaram e lutaram por esse espaço, enfrentando todos os desafios existentes para uma mulher capoeira.
...
Não bastava o “querer” treinar ou aprender todos os ensinamentos da capoeira, as mulheres sempre tiveram que provar o porquê de estar nesse espaço, enfrentando a sociedade, a família e os próprios companheiros de grupo.
E mesmo depois de reconhecidas por seus Mestres, eram testadas há todo instante em espaços de capoeira, fosse no jogo, na musicalidade ou no conhecimento histórico cultural. A presença dessas mulheres não eram bem vinda, e certamente ofendia a moral desses homens.
...
Com esse objetivo nós da Escola de Capoeira Angola Africanamente, viemos homenagear Mestras que conquistaram e resistiram nesse espaço, mulheres que de alguma forma ajudaram na trajetória de nossos alunos, sendo exemplo para mulheres da nossa escola.
.
.
.
#capoeira
#capoeiraangola
#capoeiralifestyle
#africanamente
#africanamentecapoeiraangola
#mestreguto
#mestrerene
#acanne
#capoeirafloripa
#africanamentesc

Amanhã vamos fazer o último QuarenTreinos online do Ngoma Capoeira Angola Paris as 10h horário de Paris.Sejam bem vindos...
29/05/2020

Amanhã vamos fazer o último QuarenTreinos online do Ngoma Capoeira Angola Paris as 10h horário de Paris.
Sejam bem vindos!

******
Durante esse período excepcional de pandemia mundial a Capoeira não podia parar. Dar aula, participar de outras aulas online, não foi a melhor forma de praticar a arte. Pois a Capoeira é cultura ancestral, oral, coletiva e humana.

Mas como símbolo de resistência, a Capoeira, como sempre, se reinventou e se adaptou durante o tempo que precisava.

Não vadiamos, não jogamos, não aconteceu o ritual da roda da Capoeira Angola. Mas exercitamos o corpo e a alma. Ficamos em contato com os amigos que moram longe, descobrimos novos amigos. Nesse sentido a Capoeira continuou fazer o seu papel.

Agradeço a todos os alunos do Ngoma Paris por continuarem motivados. Toda a galera do Ngoma que apareceu para treinar ou puxar o treino, dando uma força. O nosso Mestre Anastacio Marrom por sempre incentivar o gosto de treinar. Agradeço também os amigos do mundo todo que só pela presença, nos motivaram a organizar esse 3 treinos por semana durante mais de 50 dias.

Agora está na hora de voltar treinar juntos. Ao meu ver, a Capoeira e o capoeira não podem se confortar a essa pratica online. A Capoeira é viva, a Capoeira Angola não é movimento é fundamento.

Vamos continuar os quarenTreinos em pequenos grupos, em espaços abertos dentro da cidade de Paris. Sejam bem-vindos.

Força e paciência aqueles que devem ficar confinados ainda um tempo.

29/05/2020
Sou Abian

Sou Abian

Aseooooo! 🕊🐌

#pat

Ngoma Capoeira Angola vous invite à participer à una semaine de cours online pendant la pandémie avec pour objectif le s...
27/05/2020

Ngoma Capoeira Angola vous invite à participer à una semaine de cours online pendant la pandémie avec pour objectif le soutient et la valorisation de Mestre Felipe, de Santo Amaro. Du 1er au 5 juin, les Contra-Mestre.as du Ngoma administreront chaque jour de la semaine un entrainement online via Zoom. Samedi 6 juin, sera organiser une rencontre, un entretient, avec Mestre Felipe.

*************

O Ngoma Capoeira Angola esta convidando você a uma semana de treino online durante a pandemia com objetivo apoiar e valorizar o Mestre Felipe de Santo Amaro. Do dia 01 de junho ao dia 05 de junho 2020, os Contra-Mestres e as Contra-Mestras do Ngoma organizarão cada dia da semana um treino online pelo zoom. Sábado 06 de junho, sera organizado um bate-papo com o proprio Mestre Felipe.

**************

Ngoma Capoeira Angola is inviting you to join in a week of online training with the goal of supporting Mestre Felipe de Santo Amaro. From June 1-5, 2020, the Contra Mestres from the Ngoma will organize a daily training online using Zoom. Saturday June 6, we will organize a live chat with Mestre Felipe.

INFO : https://www.facebook.com/events/2617032651885295/

25/05/2020
ESU & The Universe, directed by Thiago Zanato | Teaser

ESU & The Universe, directed by Thiago Zanato | Teaser

Esu and the Universe (Exu e o Universo) by Thiago Zanato Brazil, Nigeria | 80 min | 2020 Stage of the project: Post-Production Exu is a popular African deity…

16/05/2020
Bernardo Aguiar

Bernardo Aguiar

Como o pandeiro virou essa maravilha de instrumento que somos apaixonados?
Esse minidoc sobre a trajetória do pandeiro brasileiro é a primeira aula do meu método de pandeiro que está finalmente proximo de ser lançado (menos de um mês, juro! hahaha). Esse mini doc foi lançado há umas semanas atrás pela escola de musica online GROOVEARTE. Hoje é o dia do framedrum (no minidoc eu explico o que é um "framedrum"), hoje no dia do pandeiro compartilho esse vídeo sobre esse intrumento que tanto amamamos!
#framedrumday #diadopandeiro
#groovearte #pandeiro #pandeirobrasileiro #brazilianpercussion #bernardoaguiar #framedrum #percussão #percussãobrasileira

#groovearte

Propondo uma reflexão
13/05/2020
A Capoeira é Africana?

Propondo uma reflexão

A primeira vez que assisti ao documentário "JOGO DE CORPO. CAPOEIRA E ANCESTRALIDADE" do Mestre Cobra Mansa e o historiador Matthias Assunção, foi em Copacabana na casa de uma amiga, aluna do nosso grupo. Tinha nesse dia vários amigos de vários grupos da Zona Sul do Rio de Janeiro. Todos branco...

Groupe Whatsapp pour les Angoleiras et praticantes de capoeira traditionnelle en France.De la part de Treinela Ada Luz d...
11/05/2020

Groupe Whatsapp pour les Angoleiras et praticantes de capoeira traditionnelle en France.

De la part de Treinela Ada Luz du Groupe de Capoeira Angola Cabula.

"L'idée est de pouvoir se rencontrer, avoir un espace de discussion et d'échanges. Se positionner, être plus actives et réflexives dans toutes les actions qui accompagnent la lutte des femmes capoeristas au Brésil et ailleurs.

Une envie de nous fédérer au niveau français pour avoir une réflexion plus proche de nos réalités tout en participant et accompagnant les réflexions de nos collègues brésiliennes"

Expéditions négrières selon le port français de départ au XVIIIe siècle, en nombre de navires (en % du total)
11/05/2020

Expéditions négrières selon le port français de départ au XVIIIe siècle, en nombre de navires (en % du total)

10/05/2020
Capoeira Angola - Gatinho Angola / Entrevista

Capoeira Angola - Gatinho Angola / Entrevista

Interview de Gatinho Angola : fondateur de la Conexão Européia de capoeira Angola - CECA Gatinho Angola nous parle de ses origines, des raisons pour lesquell...

Fondation pour la Mémoire de l'Esclavage
10/05/2020

Fondation pour la Mémoire de l'Esclavage

La Fondation déconfine les mémoires et elle vous invite !
RDV demain, dimanche 10/05 à partir de 14h avec une interview exclusive de Christiane Taubira Mais aussi JoeyStarrr Aïssa Maïga Fally Ipupa Official, Angélique Kidjo et beaucoup d'autres.
Live animé par Claudy Siar et Bintou Simporé :
Lien du Live : https://www.facebook.com/fondationpourlamemoiredelesclavage/live/
TV5MONDE Trace-TV- Loopsider NOFI RFI FRANCE 24Nova
Crédit photo Nicola Lo Calzo Photographer

29/04/2020
Info France 2

Info France 2

🎮 Il a fui la guerre au Sud-Soudan et est devenu une star aux Etats-Unis grâce... à son jeu vidéo "Salaam" sur le quotidien d'un réfugié.

Adresse

26 Rue Mouton-Duvernet
Paris
75014

Informations générales

Cours de Capoeira Angola à Paris Mardi et Jeudi - Horaires à confirmer à la rentrée de septembre. L’Annexe 26 rue Mouton Duvernet - Paris Métro Mouton Duvernet Pour tous à partir de 12/13 ans.

Heures d'ouverture

Mardi 19:30 - 22:00

Téléphone

+330615629893

Notifications

Soyez le premier à savoir et laissez-nous vous envoyer un courriel lorsque Ngoma Capoeira Angola Paris publie des nouvelles et des promotions. Votre adresse e-mail ne sera pas utilisée à d'autres fins, et vous pouvez vous désabonner à tout moment.

Contacter L'entreprise

Envoyer un message à Ngoma Capoeira Angola Paris:

Vidéos

Notre histoire

L’École de Capoeira Angola Ngoma a pour objectif la pratique, l’enseignement et la préservation des traditions de la Capoeira Angola. Depuis près de 25 ans Mestre Anastacio Marrom et ses élèves étudient les fondements, l’histoire et les traditions de cette lutte afrodescendente créée au Brésil.

Le concept de Ngoma PARIS est basé sur la solidarité et le partage. En effet une partie des élèves sont de jeunes réfugiés. Ainsi L’école collabore avec plusieurs groupes et associations travaillant avec de jeunes étrangers isolés en offrant à ceux et celles qui peuvent être intéressé.e.s de participer gratuitement.

En plus d’être une activité physique et artistique complète, la Capoeira est un excellent facteur de socialisation et nous espérons que grâce à elle, certains améliorerons leur quotidien.

Mardi et Jeudi - Horaires à confirmer à la rentrée de septembre L’Annexe 26 rue Mouton Duvernet Métro Mouton Duvernet

Organisations à But Non Lucratifss á proximité


Autres Organisation à but non lucratif à Paris

Voir Toutes

Commentaires

Super Steph!! que vc conseguiu encontrar a sala... Axe Angoleira
Le documentaire qui a certainement contribué en grande partie a la divulgation de la Capoeira Angola en France.
Mestre João Grande!!!!!